Banco de horas: Dicas e mudanças trabalhistas essenciais!

Mudanças No Banco De Horas Sem Controle Entenda A Decisão Do Tst! - Vision Soluções Trabalhistas em Chapecó - SC

Compartilhe nas redes!

Rate this post

Mudanças no banco de horas sem controle: entenda a decisão do TST!

Confira no nosso artigo tudo aquilo que você precisa saber sobre o banco de horas de seus funcionários! 

Com toda certeza, possuir um banco de horas controlado, é uma das tarefas mais fundamentais para os empresários manterem a regularidade trabalhista.

Mas afinal, você sabe o que é, a importância e as mudanças que a nova reforma trabalhista trouxe? Então confira nosso artigo e saiba tudo sobre! 

O que é o banco de horas sem controle?

Decerto, o banco de horas sem controle é aquele que não possui um registro confiável das horas trabalhadas e do saldo de horas do empregado. 

Certamente, o banco de horas sem controle pode trazer prejuízos tanto para o empregador quanto para o empregado. 

A princípio, para o empregador, o risco é de ter que pagar as horas extras com os respectivos acréscimos legais, além de multas e indenizações por danos morais. 

Por fim, para o empregado, o prejuízo é de não ter o direito de usufruir das horas de folga ou de redução da jornada, além de ter dificuldades para comprovar as horas extras realizadas.

Qual a importância do controle de saldo do banco de horas?

De fato, o controle de saldo é fundamental para garantir a validade do banco de horas e evitar problemas trabalhistas. 

Assim, o controle de saldo consiste em registrar as horas trabalhadas e as horas de folga ou de redução da jornada do empregado, para verificar se há um equilíbrio entre elas.

Além disso, o controle de saldo permite que o empregador e o empregado acompanhem o andamento e façam os ajustes necessários para a sua compensação. 

Por conseguinte, o controle de saldo do banco de horas serve como prova em caso de eventual litígio na Justiça do Trabalho.

Em seguida, o controle de saldo deve ser feito de forma transparente e acessível, permitindo que o empregador e o empregado consultem os dados a qualquer momento. 

Finalmente, o controle de saldo também deve ser atualizado periodicamente, de preferência mensalmente, para evitar divergências ou erros.

O que pode invalidar o banco de horas?

Certamente, o banco de horas pode ser invalidado se não atender aos requisitos legais para a sua validade. Alguns desses requisitos são:

  • Existência de um acordo coletivo, individual, escrito ou tácito que o autorize;
  • Respeito aos limites da jornada de trabalho, que não pode ultrapassar 8 horas diárias e 44 horas semanais;
  • Compensação das horas extras no prazo estabelecido pelo acordo, que pode ser de seis meses, um ano ou um mês, dependendo do caso;
  • Controle das horas trabalhadas e do saldo de horas do empregado, por meio de um sistema informatizado, de anotações manuais ou de outro meio confiável.

Dessa maneira, se algum desses requisitos não for cumprido, o banco de horas pode ser invalidado e o empregador pode ser obrigado a pagar as horas extras com os respectivos acréscimos legais, além de multas e indenizações por danos morais.

Quais as mudanças da reforma trabalhista 2023 no banco de horas sem controle?

Em resumo, a reforma trabalhista 2023 trouxe algumas alterações no banco de horas, visando facilitar a sua adoção e regulamentação. 

Em princípio, uma das principais mudanças foi a possibilidade de estabelecer este banco por meio de acordo individual escrito entre o empregador e o empregado, sem a necessidade de intervenção do sindicato da categoria. 

Desse modo, essa modalidade deve ter a compensação das horas extras em até três meses.

Outra novidade da reforma trabalhista 2023 foi a criação do banco de horas anual, que pode ser pactuado por meio de acordo ou convenção coletiva. 

Nesse contexto, o prazo para a compensação das horas extras é de até um ano. 

Além disso, a reforma trabalhista 2023 estabeleceu que a compensação das horas extras pode ser feita dentro do mesmo mês, por meio de:

  • Folgas;
  • Redução da jornada ou pagamento em dinheiro.

No entanto, apesar das mudanças da reforma trabalhista 2023, ele continua exigindo um controle efetivo das horas trabalhadas e do saldo de horas do empregado. 

Dessa maneira, caso contrário, o banco de horas pode ser considerado sem controle e invalidado pela Justiça do Trabalho.

Cuide do seu banco de horas com ajuda de uma contabilidade! 

Nós, da Vision Soluções Trabalhistas, somos especialistas em te auxiliar a evitar problemas e conflitos com as regularidades fiscais e tributárias.

Somos especialistas em questões trabalhistas, no qual te auxiliamos a garantir sua regularidade e principalmente a satisfação e motivação de seus contribuidores!

Entre em contato conosco e tenha controle eficiente do seu banco de horas!

Evite problemas com seu banco de horas! Tenha eficiência!

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
DCTFWeb: o que você precisa saber? Você sabe quais as…
Cresta Posts Box by CP