Atualizado em maio de 2023
Saiba os erros mais comuns que as empresas cometem ao realizar o cálculo de horas extras
Aprenda a calcular as horas extras em sua empresa e evite problemas trabalhistas
Se você é um empregador ou funcionário, sabe o quanto o cálculo de horas extras pode ser complicado e suscetível a erros.
Esses erros podem levar a problemas legais, multas e prejuízos financeiros.
Mas não se preocupe, existe uma solução simples: aprender a fazer o cálculo de horas extras de forma correta e eficiente.
Com nosso guia completo, você irá aprender tudo o que precisa saber sobre, evitando erros e garantindo que seus direitos e obrigações sejam respeitados.
Comece agora mesmo e simplifique sua rotina de trabalho!
O que são horas extras?
Horas extras são horas trabalhadas além da jornada normal de trabalho.
Elas são uma forma de extensão esporádica da jornada de trabalho e podem ser realizadas mediante autorização expressa das chefias.
Principais tipos de horas extras
Existem dois principais modelos de horas extras: os tipos característicos e os comuns.
As horas extras são aquelas que são realizadas de forma esporádica, enquanto as habituais são aquelas que ocorrem com frequência — devem ser remuneradas com um adicional de, no mínimo, 50% do valor da hora de trabalho.
O valor da hora extra é calculado somando-se o valor da hora trabalhada com 50% desse valor.
As horas extras podem ser liquidadas como folga pelo colaborador em empresas que optam pelo banco de horas.
A negociação sobre como funcionará o turno é acordada entre a empresa e o colaborador.
Saiba mais sobre algumas questões trabalhistas para não ter maiores problemas em sua empresa:
Quais os erros mais comuns na hora de calcular horas extras?
Alguns dos erros mais comuns na hora de calcular horas extras incluem:
- Problemas com seu controle de ponto;
- Erros de digitação ou de fórmula;
- Não considerar a legislação trabalhista em vigor;
- Não realizar uma boa gestão de horas extras;
- Não controlar corretamente a jornada de trabalho;
- Não considerar as particularidades de cada funcionário; entre outros.
Por isso, ao realizar o cálculo das horas extras é importante contar com o auxílio de profissionais qualificados.
Mas, afinal, como devem ser calculadas as horas extras?
De acordo com a legislação trabalhista vigente no Brasil, o cálculo de horas extras deve ser feito com base na jornada de trabalho de cada funcionário.
A jornada de trabalho não deve exceder 8 horas externas e 44 horas semanais, e cada trabalhador pode ter até 2 horas extras por dia.
O valor do calculado da hora extra varia segundo o dia e o horário trabalhado.
Para calcular o valor da hora extra, é necessário saber o valor da hora normal de trabalho e aplicar um adicional de, no mínimo, 50% sobre esse valor.
É importante que as empresas façam uma boa gestão de horas extras e controlem corretamente a jornada de trabalho de seus funcionários para evitar problemas jurídicos.
De que forma terceirizar o departamento pessoal pode auxiliar no cálculo das horas extras?
A terceirização do departamento pessoal pode auxiliar no conhecimento das horas extras, pois a empresa especializada contratada para realizar essa atividade terá profissionais qualificados e atualizados sobre as leis trabalhistas e previdenciárias.
Além disso, oferece sistemas e ferramentas específicas para realizar o cálculo de forma precisa e eficiente.
Nós, da Vision Soluções Trabalhistas, contamos com um time de profissionais qualificados e com vasta experiência no assunto, que irá te orientar com tudo o que for necessário.
Garantimos benefícios como conhecimento avançado, maior concentração nas atividades do seu dia a dia, bem como redução de custos.
Dessa forma, você, empresário, poderá ter mais segurança e agilidade no processo de cálculo das horas extras, evitando erros e possíveis problemas trabalhistas.
Conte com especialistas para te ajudar nesses procedimentos
Existem diversas questões envolvendo o cálculo de horas extras para as empresas. Afinal, é preciso considerar uma série de fatores.
E você, empresário, não quer enfrentar problemas trabalhistas. Não é mesmo?
Por isso, buscar o auxílio de especialistas é fundamental para evitar imprevistos…
Nós, da Vision Soluções Trabalhistas, contamos com um time de profissionais altamente qualificados e preparados para desburocratizar os processos e rotinas contábeis de sua empresa.
Buscamos entender as reais necessidades de cada cliente, visando encontrar as melhores soluções para o seu negócio.
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