Ícone do site Vision Soluções Trabalhistas em Chapecó – SC

PCD no mercado de trabalho: o que sua empresa precisa saber

Pcd No Mercado De Trabalho Como Sua Empresa Deve Se Adequar à Legislação - Vision Soluções Trabalhistas em Chapecó - SC
5/5 - (1 voto)

PCD no mercado de trabalho: adequação à legislação e inclusão

Entenda a importância de se adequar à legislação de PCD no mercado de trabalho e cresça com a inclusão.

Sua empresa conhece, de fato, as regras sobre o PCD no mercado de trabalho? 

Nos últimos anos, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem se tornado uma pauta de extrema importância. 

O respeito à diversidade e a valorização das habilidades de todos os profissionais, independentemente de suas condições, são princípios que as empresas modernas devem adotar. 

Por isso, as empresas devem ter conhecimento para se adaptar a essa realidade, o que é benéfico para a sua participação no mercado e para a sociedade.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para te explicar tudo que você precisa para ter uma empresa inclusiva e segura perante a legislação.

Confira até o fim e saiba como adequar PCD na sua empresa!

Entenda o contexto de PCD no mercado de trabalho

As pessoas com deficiência, ou PCD, são cidadãos que possuem direitos e deveres como qualquer outro membro da sociedade. 

No entanto, muitas vezes, elas enfrentam barreiras e discriminações que dificultam a sua participação plena e efetiva na vida social e econômica. 

Por isso, existem leis e políticas que visam garantir a inclusão e a acessibilidade das PCD no mercado de trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.

Essas são as Leis de Cotas para Pessoas com Deficiência.

Entenda a Lei de Cotas para pessoas com deficiência

A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei n.º 8.213/1991) é uma norma que estabelece as regras sobre a contratação de funcionários PCD.

Conforme os termos da lei, empresas com 100 ou mais empregados devem reservar uma porcentagem de suas vagas para PCD, ou reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Além disso, a porcentagem varia segundo o número total de funcionários da empresa, sendo:

A Lei de Cotas tem como principal objetivo promover a inclusão social e profissional das PCD, garantindo o seu direito ao trabalho digno e remunerado. 

Além disso, a lei contribui para combater o preconceito e a discriminação contra as PCD no trabalho, valorizando as suas potencialidades e competências.

Quais são os benefícios da contratação de PCD para as empresas?

Há quem pense que a adequação de PCD no mercado de trabalho é apenas uma forma de manter a empresa dentro da lei. “Afinal, isso não passa de uma mera formalidade”.

No entanto, as coisas não são bem assim. Ao cumprir a Lei de Cotas, as empresas podem obter diversos benefícios. Separamos uma lista com os principais deles.

Como se adequar à legislação vigente de PCD no mercado de trabalho?

As pessoas com deficiência são parte integrante da sociedade, tendo o direito de trabalhar e contribuir para o desenvolvimento do país. 

Nesse sentido, as empresas devem estar prontas para acolher essa diversidade. É importante a adequação não somente à Lei de Cotas, como também a boas práticas para contratar e reter as PCD em seus quadros.

Dito isso, separamos uma dica para te ajudar a ter uma empresa preparada para PCD.

Para se adequar à legislação sobre PCD no mercado de trabalho, as empresas devem seguir alguns passos, tais como:

Entenda a necessidade de sua empresa quanto à contratação

Primeiro, sua empresa tem as vagas? Quantas vagas a lei exige para sua empresa? 

Para saber isso, é preciso realizar um diagnóstico da situação atual da empresa em relação à contratação de PCD, verificando o número de vagas disponíveis, o perfil dos candidatos e as possíveis adaptações necessárias.

Elabore um plano de ação para cumprir a Lei de Cotas

É preciso definir as metas quanto à contratação dos funcionários, afinal, não adianta contratar e não ter um ambiente adaptado ou não conseguir extrair o máximo do funcionário.

Trabalhe com estratégias, prazos e responsáveis pelas atividades para uma contratação efetiva.

Trabalhe bem a divulgação 

Agora é hora de divulgar as vagas para PCD em diferentes canais de comunicação.

Para isso, use os principais canais de comunicação que seu cliente potencial (interno e externo) está inserido.

Alguns exemplos são sites, redes sociais, jornais, rádios, agências de emprego e entidades especializadas.

Pense no processo seletivo

Mesmo sendo uma necessidade de integração, sua empresa precisa pensar no que será benéfico. 

Desse modo, estude e planeje para realizar um processo seletivo justo e inclusivo, considerando as especificidades e as qualificações das PCD, assim como as suas necessidades como empresa.

Sua empresa precisa estar adaptada!

Uma das principais necessidades das empresas quanto ao aspecto de PCD no mercado de trabalho é providenciar as adaptações físicas, tecnológicas e organizacionais necessárias para garantir a acessibilidade e a segurança das PCD no ambiente de trabalho.

Além disso, é preciso investir no funcionário. Portanto, não deixe de oferecer capacitação e treinamento.

E por fim, acompanhe e avalie o desempenho e a satisfação de cada funcionário, oferecendo feedback, reconhecimento e oportunidades de crescimento

Conte com a Vision soluções trabalhistas e não erre na gestão do seu departamento pessoal!

Como vimos, as empresas que reconhecem esse direito e investem na inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho podem se beneficiar de diversas formas.

E para te ajudar a garantir esses benefícios, nossa equipe oferece apoio especializado para cumprir todas as suas rotinas pessoais.

Fale conosco agora e garanta a correta adequação das PCD em sua empresa!

PRESSIONE AQUI E GARANTA PRECISÃO EM SUAS CONTRATAÇÕES PCD!

Summary
Sair da versão mobile